Festas de Lisboa começam na Torre de Belém
Em pano de fundo, o rio Tejo, ao centro a Torre de Belém, envolta por água e magníficos jardins. Este é o cenário vivo da noite de Abertura das Festas de Lisboa’15. Quinhentos apresenta cinco séculos da história de Portugal e do Mundo revisitada à escala da Torre de Belém.
“Quinhentos”
30 Maio, 22:00
Entrada Livre
“Universos artísticos diversos, artistas portugueses e estrangeiros reúnem-se em torno de um mesmo palco – a Torre de Belém.
Um espectáculo transdisciplinar de teatro e música, com uma paisagem natural e projecções multimédia.
A companhia francesa Ilotopie, que desde 1979 cria intervenções artísticas para espaços públicos é reconhecida por inspirar utopias, apresenta-se com uma composição de 13 actores, recriando, num espectáculo dentro de água, uma história ficcionada da aventura portuguesa, desde que se lançou à descoberta do mundo, no século XV, até aos dias de hoje, passando por momentos históricos como a Restauração da Independência, o Terramoto de 1755, a Revolução Industrial, o Estado Novo e a Revolução de Abril de 1974.
Quinhentos apresenta cinco séculos da história de Portugal e do Mundo revisitada à escala da Torre de Belém.
Seis obras de arte, por natureza apresentadas em espaços consagrados para tal, saem das paredes de museus e são recriadas em projecções monumentais, espelhadas a céu aberto, naquele que é um ícone da cidade, da história e do património português, a Torre de Belém.
O ambiente sonoro desta viagem é inspirado nos quatro cantos do mundo, e criado por dezenas de músicos que, em conjunto, nos apresentam sonoridades originais e composições únicas, interpretadas pela imponente Banda da Armada, os originais Beatbombers (Stereossauro & DJ Ride) – a primeira vez, em Portugal, que DJs actuam e interagem com uma banda militar – e as vozes do Coro Infanto-juvenil da Universidade de Lisboa.
Músicos, actores, cenógrafos, cantores e designers circundam a Torre de Belém para, em conjunto, darem as boas-vindas às Festas de Lisboa.”