Experimenta Design em Belém
«A bienal Experimenta Design (EXD’13) realiza-se em novembro, em Lisboa, sob o signo da “transformação” e subordina-se, pela primeira vez, a um mote, “no borders” (“sem fronteiras”), anunciou hoje a sua diretora Guta Moura Guedes.
A EXD’13 realiza-se em Lisboa, de 07 de novembro a 22 de dezembro, e tem três núcleos essenciais, a zona de Belém, a do Chiado e o Tejo, assumindo “uma relação com o rio”, como afirmou Guta Moura Guedes, na apresentação da iniciativa, que decorreu hoje, em Lisboa.
(…)
Falando aos jornalistas, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que participou na apresentação, afirmou que a Experimenta Design é “uma iniciativa que parte do design para pensar o território e também o modo como intervimos em sociedade”.
O governante não escondeu o interesse nos projetos de intervenção urbana que vão ser desenvolvidos na zona de Belém, para a qual pretende “uma gestão integrada”.
Guta Moura Guedes referiu que vai ser estudado um projeto, tendo em conta “o retângulo único” constituído pela Cordoaria, a Torre de Belém, o Centro Cultural de Belém, o Museu de Etnologia, o Palácio da Ajuda e o rio Tejo e que reúne “o maior número de património ligado às Descobertas”.
Outro projeto, nesta zona lisboeta, é a ligação entre a praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, e a linha do rio, um projeto que foi buscar o título a Fernando Pessoa, “Pelo Tejo vai-se para o mundo”.
Também nesta zona haverá uma proposta de estudo e investigação da sinalética no Jardim Tropical.
O Palácio dos Condes da Calheta, localizado no interior deste jardim, será palco da exposição “Mapping the world” e vai ao encontro do mote da bienal, que é “entender as fronteiras não como barreiras, mas como pontes”. A exposição é uma proposta de análise dos novos contextos e lógicas relacionais, explicou Guta Moura Guedes.
(…)
Um outro espaço que receberá a EXD’13 é o auditório do novo edifício do Museu dos Coches, em Belém, que será cenário do Global Design Forum, numa parceria com o London Design Festival, e das Conferências de Lisboa que vão trazer “grandes criadores e nomes muito reconhecidos” à capital portuguesa, disse Moura Guedes.»
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3204210&seccao=Artes%20Pl%E1sticas&page=-1