“Paris Haussmann. Modelo de Cidade” e “Desenhos de Marques da Silva no atelier Laloux” na Garagem Sul do CCB
Hoje às 19:00, inauguração das exposições “Paris Haussmann. Modelo de CIdade” e “Desenhos de Marques da Silva no atelier Laloux”, no CCB – Garagem Sul
Entrada é livre.
Curadoria LAN (Benoit Jallon & Umberto Napolitano) e FBC (Franck Boutté)
Produzida pelo Pavillon de l’Arsenal, Paris
Haussmann, responsável pelo Departamento do Sena, de 1853 a 1870, transformou extensivamente Paris, acima e abaixo do solo, do centro aos arredores da cidade.
O seu nome personifica um século de obras públicas que ainda hoje definem a organização urbana da cidade e a identidade da capital francesa. Quem iria pensar no mapeamento do Segundo Império Francês como uma rede exemplar para a mobilidade? Ou o quarteirão do século XIX como uma ferramenta eficaz para uma cidade sustentável? Ou a construção estilo Haussmann como arquétipo de flexibilidade? A mostra Paris Haussmann analisa e revela o potencial do modelo urbano parisiense contemporâneo relativamente às apostas e desafios das cidades de amanhã. Mais de 100 desenhos, planos, arquivos, fotografias de Cyrille Weiner, para além de inúmeras maquetes, transmitem aos visitantes uma oportunidade para redescobrir esta herança a várias escalas. A exposição redesenha, categoriza e compara os eixos urbanos, distingue os espaços públicos e organiza os quarteirões e edifícios, de acordo com a sua geometria atual.