1930
Em cima vemos o arranjo dos espaços exteriores fronteiros ao Mosteiro dos Jerónimos, que mais tarde viria a beneficiar ainda das obras relativas à Exposição do Mundo Português de 1940, com a actual Praça do Império.
Parte do antigo bairro de Belém tinha já sido demolido, contudo não deixa de ser caricato o hiato temporal em que os novos arruamentos coabitaram com alguns dos edifícios por demolir. Urbanisticamente é de pasmar que se consiga manter uma imagem arrumada daquele conjunto perfeitamente disléxico. Pensar-se-ia que até o interior da casa das pessoas terá sido ajardinado, colocados os lancis e asfaltado o chão, ficando apenas à espera que estas saíssem para demolir as paredes.
(Foto do Arquivo Municipal de Lisboa)
Muito bom.
Custa a acreditar que não é uma montagem manhosa.
Hoje em dia ainda temos uns postes no meio da estrada, ou a atravessar edifícios, mas fazer arruamentos inteiros (ajardinados?) praticamente ignorando os edifícios que lá estão… só numa altura em que não havia blogs. 🙂
Ainda hoje na rua Bartolomeu Dias existem duas casas praticamente em ruínas que claramente pertencem a um desenho urbano antigo e creio que é na rua Martins barata existe uma casa que ficou esquecida no meio da estrada, portanto não é de estranhar!
A casa da Bartolomeu Dias parece-me que já tem os dias contados… estamos a falar daquela mesmo em frente ao Colégio do Bom Sucesso?
Boa tarde, desde já parabéns pelo seu blog!
Precisava de saber como posso encontrar a foto em cima no arquivo municipal de Lisboa. Será pelo arquivo fotográfico mas qual será o título da imagem?…é para a minha tese de mestrado.
Será que me pode ajudar?
Obrigada.
O título é “Fotografia aérea sobre o Mosterio dos Jerónimos e praça do Império”
Código de referência: PT/AMLSB/MBM/000038
Em: Arquivo Municipal de Lisboa / Manuel Barros Marques